Caçadas Alecrim da Fórnea

Um espaço de imagens de momentos de caça, textos de opinião, histórias, espécies cinegéticas, legislação, armas e munições de caça, cães e culinária, resultantes de experiências e vivências pessoais, que aqui são relatadas para partilhar e mais tarde recordar.

Direitos de Autor

As imagens constantes neste blog são na sua maioria da autoria do administrador do mesmo, sendo por esse motivo proibida a sua cópia, reprodução e utilização sem autorização do mesmo.
As imagens que o não forem contêm a origem das mesmas.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Os feriados e a caça

Lei 23/2012 de 25 de Junho procedeu à última alteração ao Código do Trabalho.
Dessa alteração, de entre outras situações, resulta a "perda" de 4 feriados, dois civis e dois religiosos, com efeitos a partir de 2013:
  • Corpo de Deus, celebra-se na segunda quinta-feira a seguir ao domingo de Pentecostes, ou seja, seja 60 dias após a Páscoa (em 2013 será em 30 de Maio);
  • 5 de Outubro;
  • 1º de Novembro;
  • 1º de Dezembro.
(ver artigo 234º do Código do Trabalho)

Destes quatro, três tinham uma "relação directa" connosco caçadores, pois encontravam-se dentro da "época alta" da caça, onde desta forma se perdem três dias de caça.
Existe ainda uma perda disfarçada de mais um feriado, o 15 de Agosto, pelo menos nas próximas três épocas venatórias, em virtude do Calendário Venatório apenas permitir a abertura no terceiro domingo de Agosto (2012 a 19 de Agosto).