Caçadas Alecrim da Fórnea

Um espaço de imagens de momentos de caça, textos de opinião, histórias, espécies cinegéticas, legislação, armas e munições de caça, cães e culinária, resultantes de experiências e vivências pessoais, que aqui são relatadas para partilhar e mais tarde recordar.

Direitos de Autor

As imagens constantes neste blog são na sua maioria da autoria do administrador do mesmo, sendo por esse motivo proibida a sua cópia, reprodução e utilização sem autorização do mesmo.
As imagens que o não forem contêm a origem das mesmas.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Caça sem camuflados

Qual a importância do mimetismo na caça?


Efectivamente em alguns tipos de caça é tão só a diferença entre o êxito e o falhanço!
Mas devido a esse motivo, será mesmo necessário o uso de vestuário camuflado?


Bem, pelo menos devemos usar uma indumentária que se adapte e se enquadre ao meio onde nos encontremos, não esquecendo a imobilidade, que na minha opinião ainda é mais importante.

No entanto o motivo deste texto prende-se com o vestuário militar, que muitos de nós caçadores, ainda o usam no exercício da actividade cinegética, o vulgarmente conhecido "camuflado", normalmente proveniente da nossa passagem pelas forças armadas ou adquiridos na banca de um feirante “especializado” nesses produtos.

Para o nosso mimetismo cinegético existem outros tipos de “camuflados”, mais adaptados ao meio envolvente e com um padrão mais civil, mais agradáveis à vista e não possuindo uma conotação militarista, transmitindo uma imagem mais pacificadora da caça.

A caça é uma actividade civil e como tal nos devemos comportar, principalmente num momento em que somos tão observados e escrutinados.

Com isto deixo aqui este desafio…caça sem camuflados do tipo militar.

João Pereira



Nota: Não tenho nenhuma empresa do ramo!