Caçadas Alecrim da Fórnea

Um espaço de imagens de momentos de caça, textos de opinião, histórias, espécies cinegéticas, legislação, armas e munições de caça, cães e culinária, resultantes de experiências e vivências pessoais, que aqui são relatadas para partilhar e mais tarde recordar.

Direitos de Autor

As imagens constantes neste blog são na sua maioria da autoria do administrador do mesmo, sendo por esse motivo proibida a sua cópia, reprodução e utilização sem autorização do mesmo.
As imagens que o não forem contêm a origem das mesmas.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O calibre 9,3x62

A compra de uma carabina é sempre complicada. Começa pela marca, pelo tipo de funcionamento, seguido do calibre ou vice-versa.

No meu caso já tinha a marca e tipo, faltava o calibre “certo” e para isso fiz a pergunta:
Que tipo de caça faço e qual o animal a caçar?
No meu caso a resposta é simples, caço em montaria ao javali e eventualmente a um ou outro veado, mas também quero experimentar as esperas aos javalis.
Para este tipo de caça e no meio de uma quase infinidade de calibres, ficaram dois, o .30-06 e o 9,3x62.
Posto isto e depois de muito ler, ouvir, reler e interpretar tabelas balísticas, optei pelo 9,3x62.
Porquê?
Porque dos 9,3 mm para os 7,62 mm do.30-06 “distam” 1,68 mm e para mim, na minha modesta opinião, estes quase 1,7 mm fazem diferença, para além, de que o peso mínimo do projéctil do 9,3 situa-se nos 15 gramas contra o máximo de 13 gramas no.30-06 (estes pesos referem-se à marca de munições “NORMA”).
E para um javali em fuga, “carregado” de adrenalina, com uma carapaça quase, eu escrevi quase, à prova de bala, penso que resulta melhor o 9,3 com 18,5 gramas do que o 7,62 com 13gramas, mas vamos ver na experiência pessoal. Espero que seja já este sábado!!!!!!!!!
Sim, está bem, tem mais recuo-o e faz mais “barulho”, mas não afecta a capacidade de dobrar o tiro, corrigindo um primeiro tiro falhado!

Quanto às tabelas balísticas ficam para um próximo “post”.


Saudações cinegéticas